A transparência é a última Fata Morgana

A transparência, hombridade e a anti-hipocrisia são a última Fata Morgana.

Múltiplos demónios, encontrados em Lyon por Madalena Marques. Autor desconhecido.
Múltiplos demónios, encontrados em Lyon por Madalena Marques. Desenhado por um aluno de cenografia da escola de teatro.

Na Turquia descobriu-se que o Governo é corrupto, que a erosão democrática e o neo-liberalismo afinal são um cocktail perigoso, e que assim explodiu por lá a indústria imobiliária. Como por cá (Portugal). Sabe-se que é a forma de fazer dinheiro em quantias grandes, se não tiveres uma mega-corp a rolar na bolsa ou um poço de petróleo no deserto.

Entretanto o Elon mentiu — num exemplo conhecido, faltarão os restantes — sobre as possibilidades do sistema “auto-pilot” da Tesla (via Hard Fork aka Casey Newton). Um vídeo que deveria ser um demo-video afinal era ficção, com efeitos especiais nos quais trabalhou a equipa de engenheiros da Tesla (já se sabia, mas um engenheiro envolvido no processo testemunhou em tribunal).

A cada dia que passa e a cada mil milhões de dólares que desaparecem da fortuna pessoal do Elon se percebe que vivemos uma óptima altura para abandonar o Twitter e migrar para uma solução colectiva e aberta como o Mastodon.

Elon terá muito mérito em ter conseguido concretizar algumas das suas visões. Mas percebe-se que a quantidade de fãs / cegos seguidores foi gerada por uma persona falsa, com medidas e declarações fabricadas.

Não sei se os fãs dele se importam muito com isto. Para mim a honestidade e a justiça são princípio-dogma, não negociáveis. E como tal estas elites formadas por pequenos bilionários e políticos são para substituir.

Mais sobre o Twitter 2.0, ie, morto.

Leave a Reply

  • (will not be published)

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>